Linhas de pesquisa / Areas de atuação

Linhas de pesquisa / Áreas de atuação

Nestas linhas de pesquisa são analisadas aplicações de engenharia envolvendo escoamentos com e sem reação química (combustão) e incluindo processos de transferência de calor, usando abordagens numéricas e experimentais, em consonância com as disciplinas relacionadas no Laboratório de Motores de Combustão Interna do Centro Tecnológico de Joinville. Parte destas linhas de pesquisa são desenvolvidas em parceria com o Grupo de Pesquisa em Combustão da Universidade Federal de Santa Catarina, e com a Rede Nacional de Combustão – RNC – The Brazilian Section of the Combustion Institute.

1. Formulação de combustíveis para aplicação automotiva e aviação civil

A formulação de combustíveis é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de novas tecnologias para o uso eficiente de Motores de Combustão Interna, maximizando o processo de conversão da energia química contida no combustível e minimizando a emissão de poluentes. Nesta linha de pesquisa, são utilizados métodos computacionais para a análise de combustíveis puros (substitutos de combustíveis) e misturas de substitutos de combustíveis, em condições similares ás condições de operação de motores automotivos e turbinas de aviação.
Áreas de aplicação desta linha de pesquisa:

(a) Desenvolvimento de modelos cinéticos detalhados para substitutos de combustíveis
(b) Cinética química detalhada de substitutos de gasolina e querosene de aviação
(c) Cinética química detalhada de etanol.

2. Métodos experimentais para análise de combustíveis

Nesta linha de pesquisa, são usados métodos experimentais para o teste e formulação de combustíveis no intuito de conhecer e melhorar diferentes aspetos no processo de combustão em máquinas térmicas (turbinas, motores de combustão interna, fornalhas, câmaras de combustão, etc.). Parâmetros experimentais de experimentos fundamentais de combustão são obtidos e usados como valores de referência para o desenvolvimento de mecanismos cinéticos de reação. Em cooperação com universidades estrangeiras são feitos experimentos de ignição térmica em tubo de choque de alta pressão e máquina de compressão rápida.

(a) Tubo de Choque de Alta Pressão
(b) Máquina de Compressão Rápida